João Pedro nasceu com uma deficiência no braço. Ele teria uma vida normal, se não sofresse quedas constantemente. A mãe procurou ajuda na Terapia Ocupacional da UnP a partir daí, tudo mudou. "Melhorou muito na hora que eu começei a fazer o tratamento com ele, senti que melhorou", diz D. Maria José do Nascimento mãe de João Pedro.
Agora João Pedro começou a utilizar na terapia ocupacional a tecnologia Wii. Brincando com o video game, ele trabalhava o equilibrio.
"O Pedro tem uma má formação congênita, ele tem o antebraço menor, com isso ele perde a ação da gravidade. As atividades do dia ele já ganhou, ele faz muita coisa sozinho dentro do desenvolvimento de uma criança de cinco anos. Aqui nós trabalhamos com ele o equilíbrio, existe muita estimulação sensorial com a prancha. Ele passa o tempo se exercitando e brincando", explica a Supervisora de Estágio de Traumatologia, Ortopedia e Reumatologia, Alaine De'grande.
A UnP é pioneira no Estado, a utitlizar no curso de terapia ocupacional a tecnologia Wii. O console capta os movimentos dos jogadores e reproduz na tela. A técnica será implementada como disciplina no curso oferecido pela universidade.
"Esse ano de fato estamos implementando esse serviço aqui na Clínica Escola da UnP, e nossa intenção é ampliar para outros serviços. Além de estar usando no processo de reabilitação estamos trabalhando a ciência também. Mostrando para a comunidade acadêmica e científica que esse é um ótimo equipamento para reabilitação, utiliza o videogame como mediador nesse processo e fazendo a interação ser ainda maior no processo terapeutico ocupacional", explica a Diretora do curso de TO, Vanina Tereza.
Os beneficios da tecnologia Wii já podem ser observados na Clínica de Terapia Ocupacional da UnP. Os estudantes do curso, que acompanham os pacientes nas sessões observam grande evolução em pouco tempo de tratamento. Luiz Gondim e Fábio Galvão pesquisam os beneficos da tecnologia Wii para o Trabalho de Conclusão de Curso. Juntos descobrem resultados animadores nos pacientes que acompanham e nos estudos. A utilização terapeutica dos games Wii podem ajudar na atenção, concentração, memória e equilibrio do paciente. Embora seja um vídeogame, a tecnologia Wii pode ser aplicada em crianças, jovens e adultos.
Fonte: Viver Bem
Parabéns!
ResponderExcluirÉ deste tipo de iniciativa que precisamos!