Saiba de que forma esse profissional auxilia na reabilitação de pacientes
A terapia ocupacional responde pelos tratamentos de reabilitação física mental e social nos pacientes visando a independência de cada um deles. Após tratar a doença é necessário cuidar da qualidade de vida e é aí que entra a terapia ocupacional. Na clínica escola da Unp existe um laboratório de vida diária, nele os pacientes podem se aproximar ao máximo de atividades do cotidiano, o que facilita o trabalho dos profissionais e possibilita o contato dos alunos com situações reais de atendimento. De acordo com a professora de T.O, Milla Soanégenes, os pacientes chegam a clínica após indicação do médico e são avaliados, em seguida dão início as sessões. Alguns recursos indispensáveis que são utilizados na clínica escola são criados aqui mesmo e fazem parte da tecnologia assistiva que utiliza acessórios com o intuito de facilitar as atividades diárias dos pacientes impossibilitados como escova de cabelo, cabo para escova de dentes e outras adaptações.
De acordo com a diretora do curso, Vanina Tereza, a importância desse trabalho tanto para o aprendizado dos alunos quanto para o bem estar da comunidade está em aprimorar os conhecimentos dos alunos e ajudá-los a escolher sua área de atuação e ao mesmo tempo contribuir com a parcela da população que necessita desse atendimento, mas tem pouco ou nenhum acesso a ele.
Segundo Emannoel Santos, aluno do 6º período do curso, o trabalho da clínica escola possibilita ainda que as pessoas tomem conhecimento do trabalho desenvolvido pelo terapeuta ocupacional que muitas pessoas ainda desconhecem.
Fonte: Programa Viver Bem
http://www.guiaviverbem.com.br/navegacao/ver_noticias.php?idnoticia=603
Nenhum comentário:
Postar um comentário