terça-feira, 8 de setembro de 2009

CONHECENDO 1 T.O

Como o titulo ja diz, este espaço é dedicado a todos que fazem parte da Terapia Ocupacional, seja ele um aluno ou professor/Terapeuta Ocupacional, o que importa é conhecer um pouco mais do perfil de cada um desses que fazem a historia do curso/profissão da T.O.

Nossa primeira convidada a participar se formou recentemente pela Universidade Potiguar - UnP, aqui do Rio Grande do Norte.

Ana Luiza (Aninha)

CATO: Como conheceu o curso ?
A.L.:
Através da escola que eu fazia o colegial, fomos fazer uma visita na UnP.

CATO: O que fez você escolher este curso/profissão ?
A.L.: Não conhecia o curso, nem sabia que existia, ai o contemporâneo foi visitar a UnP. Na época quem me apresentou o curso foi a professora Ana Rita, ela me falou por alto o que o Terapeuta Ocupacional fazia, a partir daí me apaixonei e me achei, cheguei em casa e disse aos meus pais "Quero ser Terapeuta Ocupacional." E foi isso.

CATO: Qual area pretende seguir ?

A.L.: Tenho uma paixão maioir por Geriatria, porém na parte de Ortopedia


CATO: Tem alguma aspiração com esta area ?

A.L.: Minha avó e o grupo de dor que tive no estágio de Ortopedia


CATO: Pra você, qual a importancia da T.O para a sociedade ?

A.L.: O Terapeuta Ocupacional tem como função a prevenção, a reabilitação e adaptação de disfunções relacionadas ao desempenho ocupacional do ser humano, atuando através de atividade e da ocupação do individuo. Então o Terapeuta irá prevenir e minimizar os impactos causados por deficiências, estimular as potencialidades, possibilitar a maior independência e autonomia possível dentro das condições reais, promovendo a inclusão ou reinclusão do indivíduo e dando ao mesmo uma melhor qualidade de vida.


MUCH MORE!

Nome: Ana Luiza Silva Ribeiro

Idade: 23 anos

Profissão: Terapeuta Ocupacional

Lazer: Tudo que me diverte

Vicio: Comer

Família: Minha vida

Amigos: poucos mas verdadeiros

A vida... tem que ser vivida

Dinheiro...sempre é bom, né?

Parte do corpo que mais gosta: olhos

Som ou imagem... som

Dia ou noite: noite

Uma alegria: O orgulho que meus pais tem por mim

Uma recordação triste: a separação dos meus pais

O que mudaria em vc: Nada

Qualidade: Simpática

Defeito: Preguiçosa e Teimosa

Apelido: Aninha, Analu, pekena

Amar é... Amar pra mim está acima de qualquer outra coisa

Ser feliz é... tudo pra mim

Frase de personalidade: Ame-me pouco mas ame-me sempre!

Se pudesse mudar algo no mundo, o que mudaria ? O ser humano

Você é... Simplesmente Aninha


domingo, 6 de setembro de 2009

Programa Viver Bem

No dia 29 de agosto de 2009 o programa Viver Bem exibido na TVPonta Negra, apresentou uma matéria toda especial sobre a Terapia Ocupacional UnP. A Diretora do Curso e Profª. Vanina Lopes, a Profª. Milla Soanégenes e o aluno e vicepresidente do nosso CATO Emmanoel Santos concederam entrevista para este programa. Essa é uma das formas de demonstrar a Terapia Ocupacional para o nosso estado do Rio Grande do Norte. Veja a matéria na íntegra.

Saiba de que forma esse profissional auxilia na reabilitação de pacientes

A terapia ocupacional responde pelos tratamentos de reabilitação física mental e social nos pacientes visando a independência de cada um deles. Após tratar a doença é necessário cuidar da qualidade de vida e é aí que entra a terapia ocupacional. Na clínica escola da Unp existe um laboratório de vida diária, nele os pacientes podem se aproximar ao máximo de atividades do cotidiano, o que facilita o trabalho dos profissionais e possibilita o contato dos alunos com situações reais de atendimento. De acordo com a professora de T.O, Milla Soanégenes, os pacientes chegam a clínica após indicação do médico e são avaliados, em seguida dão início as sessões. Alguns recursos indispensáveis que são utilizados na clínica escola são criados aqui mesmo e fazem parte da tecnologia assistiva que utiliza acessórios com o intuito de facilitar as atividades diárias dos pacientes impossibilitados como escova de cabelo, cabo para escova de dentes e outras adaptações.

De acordo com a diretora do curso, Vanina Tereza, a importância desse trabalho tanto para o aprendizado dos alunos quanto para o bem estar da comunidade está em aprimorar os conhecimentos dos alunos e ajudá-los a escolher sua área de atuação e ao mesmo tempo contribuir com a parcela da população que necessita desse atendimento, mas tem pouco ou nenhum acesso a ele.

Segundo Emannoel Santos, aluno do 6º período do curso, o trabalho da clínica escola possibilita ainda que as pessoas tomem conhecimento do trabalho desenvolvido pelo terapeuta ocupacional que muitas pessoas ainda desconhecem.

Fonte: Programa Viver Bem

http://www.guiaviverbem.com.br/navegacao/ver_noticias.php?idnoticia=603

domingo, 30 de agosto de 2009

III Encontro dos Amigos Especiais

No último sábado, 30 de agosto, aconteceu o III Encontro dos Amigos Especiais, promovido pela Marinha, juntamente com mais de 20 instituições não governamentais que trabalham com pessoas com deficiência. O evento ocorreu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, do Bairro das Quintas, que teve como objetivos: viabilizar uma reflexão crítica do tema “A Inclusão de Pessoas com Deficiências”, desenvolver orientações para os familiares com equipe de profissionais; e proporcionar uma tarde de lazer às crianças e aos adolescentes.

Foram desenvolvidas as seguintes atividades: apresentações de palhaços e malabaristas do Circo GROCK; apresentação da Orquestra Casa Talento; Oficinas de brinquedos e de pinturas; espaços com brinquedos infláveis; pistas de obstáculos mirim; exposição de artesanato; mostruários de equipamentos militares; visitação pública aos Navios-Patrulha “Grajaú” e “Guaíba”; e atividades de lazer com apoio de equipes de recreação e profissionais de diversas áreas.

E como não poderia deixar de ficar de fora, o curso de Terapia Ocupacional foi bem representado.

Foram feitas duas ações: a primeira, a Vivência em Cadeiras de Rodas, onde os alunos do 3º e 6º período do curso, supervisionados pela profª Milla Soanegenes, propiciaram as pessoas “normais” que passavam no local a vivência de andar sobre cadeiras de rodas.

Já a segunda ação, supervisionada para profª. Leilane Helena, os alunos do projeto SUPERAR, além de expor os utensílios do setor de Tecnologia Assistiva da Universidade Potiguar- UnP, faziam orientação sobre postura em cadeira de rodas, e quando necessário, encaminhamentos para a Clinica Escola de Terapia Ocupacional.


Alguns alunos também deram uma lição de cidadania, onde fizeram um cadastro para doação de Medula Óssea.


terça-feira, 25 de agosto de 2009

"Compromisso e Integração"



A nova formação do CATO teve o início de sua gestão em 04 de abril de 2009. Com o lema "Compromisso e Integração", o nosso Centro Acadêmico tem como principal objetivo fazer, ou melhor, crescer o nome da Terapia Ocupacional em todo o estado do Rio Grande do Norte. E mais que esse ano são 10 anos em nosso estado, por sermos tão poucos, sentimos então a necessidade de querer aparecer, já que ainda há uma barreira, seja ela através de falta de informação de alguns ou ignorância de outros.


Formação "antiga" do novo C. A.

Como eu havia falado no discurso de posse e complementando o que escrevi agora a pouco, queremos lutar pelo desenvolvimento do nosso curso junto a instituição e outras entidades, assim faremos com quer o nosso curso seja reconhecido diante de todas as esferas, quer sejam acadêmicas, públicas ou privadas.

CATO juntamente com o DCE UnP

Dentro de tantas propostas, podemos destacar:
• Integração entre os Centros Acadêmicos da instituição bem como os cursos;
• Defender os direitos do acadêmico de Terapia Ocupacional;
• Promover eventos acadêmicos;
• Estimular a produção científica discente;
• Buscar parcerias para eventos/ações sociais;
• Estabelecer condições de igualdades entre turmas;
• Promover os 10 anos de Terapia Ocupacional UnP.

Autoridades presente na posse do CATO

Sabemos que a nossa tarefa não será fácil, mas estamos todos movidos pelo mesmo entusiasmo e dotados de reconhecida capacidade e coragem.

Seremos ativos, enfim, na plena convicção de que somos nós mesmos os sujeitos de nossa história e os responsáveis por nosso destino.

Continuando o texto que aqui escrevo, quero apresentar agora a formação, hoje, do nosso Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional da Univesidade Potiguar, UnP.



Fábio Galvão
Presidente


Emmanoel Santos
Vice-Presidente

Érika Torreão
Secretária
Negrito
Luiz Gondim
Diretor Acadêmico


Natália Medeiros
Diretora de Eventos


Maria Cecília
Diretora de Marketing


Anne Karoline
Diretora Financeira

Obrigado pela a atenção e tenho dito!

Fábio Galvão
Presidente CATO UnP